Relato: Zoo Tycoon 2: azar no jogo, sorte no azar - Neo Fusion
Relato
Zoo Tycoon 2: azar no jogo, sorte no azar
19 de maio de 2020

Era fevereiro de 2005 e, sem ao menos saber da existência dos vindouros consoles da sétima geração, eu ainda me divertia bastante com o PlayStation 2 e sua extensa (e acessível aos brasileiros) biblioteca de jogos. Muitos amigos da escola, porém, já falavam em jogos online. Ragnarok, Gunbound, Counter-Strike, Runescape e Tibia eram nomes que ecoavam pelos corredores do colégio onde estudei durante o intervalo entre aulas, mas não pude conhecê-los efetivamente pela limitação da internet discada da época.

O computador disponível lá em casa, adquirido em 2004, também não era grande coisa: um Athlon XP com 256 MB de RAM. Com certo custo, minha máquina conseguia rodar os incríveis RollerCoaster Tycoon, Grand Theft Auto 2, Dracula: The ResurrectionTomb Raider: The Last Revelation — todos adquiridos por meio de revistas acompanhadas de jogos.

Fullgames e CD Expert eram algumas das revistas acompanhadas de jogos licenciados no início dos anos 2000.

Hoje relíquias do colecionismo, as revistas FULLGAMES e CD Expert eram acompanhadas de jogos em mídia física no início dos anos 2000.

Felizmente, um colega de escola me disse que havia comprado um jogo de zoológico que não rodava em seu computador e o ofereceu para mim em troca de um salgado na cantina. Começava ali uma longa história de memórias com um jogo durante minha adolescência.

O trabalho do panda

Adolescente é uma praga mesmo, confesso. Como dizem os internautas na atual era dos memes: “o jovem tem que acabar”. No auge de minhas jogatinas com as campanhas originais de Zoo Tycoon 2, convidei um dos meus amigos da escola para experienciar com os próprios olhos (também conhecidos como mouse e teclado) toda a diversão proporcionada pelo jogo. Era um período transitório tanto para as formas de comunicação em massa quanto para adolescentes em plena puberdade: bancas de jornais já sofriam com a crescente cultura dos conteúdos ilegalmente disponibilizados em PDF na internet e jovens internautas se beneficiavam, sorrateira e anonimamente, de material não apropriado a sua idade disponível na internet (para bom entendedor, meia palavra basta).

O panda é um dos animais em extinção mais raros e cobiçados no jogo, exigindo um zoológico avaliado em 5 estrelas para finalmente poder ser adotado.

O panda é um dos animais em extinção mais raros e cobiçados no jogo, exigindo um zoológico avaliado em 5 estrelas para finalmente poder ser adotado.

Ríamos do conteúdo encontrado nas muitas pastas e arquivos, intencionalmente confusos e estranhamente nomeados, quando ouvimos passos que ressoavam dez vezes mais intensos que uma multidão. Meu pai havia chegado em casa e decidiu dar uma passada no quarto para ver se estava tudo nos conformes. “E aí, o que estão fazendo tão entretidos nesta máquina?”, perguntou ele. Sem pestanejar, respondi: “A escola pediu um trabalho sobre pandas e estamos reunindo informações deste jogo de administrar zoológicos.”, aproveitando para minimizar as pastas e arquivos abertos. Sorte minha que a capacidade de inventar desculpas de um adolescente é geralmente tão ágil quanto a habilidade de apertar Alt + Tab. Posso dizer que Zoo Tycoon 2 evitou tamanho constrangimento e ainda rende boas risadas até os dias de hoje com histórias como essa.

Será que entregam no Brasil?

Eu disse que o jovem tem que acabar uma vez, mas eu não disse como o jovem é teimoso. É teimoso e acha que sabe de tudo também, com a péssima mania de se achar dono da razão quando o assunto é modernidade. Em 2008, época na qual ouviam-se conversas mais esparsas e não muito frequentes sobre importação de jogos, decidi que iria adquirir por meios legais a versão completa do meu (até então) jogo favorito da vida. Insistente, pedi à minha mãe que entrasse em contato com uma amiga que morava há muitos anos na Flórida e que me enviasse o jogo em mídia física por correio. A solicita senhora pediu o nome do jogo e disse que compraria em alguma loja de departamentos, já que sua experiência com compras online era praticamente nula.

Enviada a mensagem via e-mail com o título Zoo Tycoon 2: Ultimate Edition e depositado um valor acima do preço listado para lançamentos de jogos, estava certo de que poderia finalmente debulhar as quatro “novas” expansões  presentes no pacote completo. Seria também a chance de experienciar a obra completa em seu idioma original e colocar à prova os três anos investidos no curso particular de língua inglesa.

Expectativa: jogo completo com tudo que tenho direito. Realidade: apenas uma expansão que não funciona sem o conteúdo anterior.

Expectativa: jogo completo com tudo que tinha direito. Realidade: apenas uma expansão que não funciona sem o conteúdo anterior.

Esperei aproximadamente 70 dias até o pacote internacional chegar em terras tupiniquins para me deparar com uma desagradável surpresa: Zoo Tycoon 2: Marina Mania, terceira expansão do jogo, tinha sido encomendada no lugar da versão completa. Sem as duas primeiras expansões obrigatórias, restou-me apenas a opção de desistir por um tempo desse plano, tamanha a decepção naquele momento.

Anos após a enfadonha tentativa de importação, encontrei Zoo Tycoon 2: Zookeeper’s Edition na prateleira de bugigangas de uma loja de eletrônicos e afins. Por míseros cinco reais da época, certifiquei-me de que estava levando para casa o jogo original e as duas primeiras expansões para finalmente experimentar o conteúdo quase completo. Mais uma vez fiquei “viciado” e passei meses completando todas as campanhas e desafios — mesmo sabendo que ainda não havia colocado as mãos na mais almejada e arriscada expansão.

A última esperança

Em 2016, lembrando das dores e amores vividos com meus jogos favoritos do passado, decidi resgatar algumas dessas memórias e eternizá-las em minha prateleira, em formato de mídia física. Por conta dos altos preços e da baixa disponibilidade, desisti da versão completa àquela altura do campeonato — afinal, eu só precisava de mais uma expansão para completar a coleção.

Eu me negava a aceitar os abusivos preços das cópias importadas de Zoo Tycoon 2: Extinct Animals tanto quanto rejeitava qualquer oportunidade de adquiri-lo ilegalmente por meio de torrents e afins. Era importante demais para a minha história como jogador e valioso demais em minha memória para ser surrupiado sem qualquer pudor. A ausência de uma versão digital oficial tirava as minhas esperanças. Desisti no mesmo ano e me esqueci de minha luta por um tempo.

Felizmente minhas desventuras em série com a franquia chegaram ao fim há pouco menos de uma semana: quase três anos após eu deixar a ideia de lado, lembrei-me do quão especial esses jogos eram para mim e decidi procurar novamente por uma cópia da expansão. “Tropecei” sem querer em um link no site da Amazon US e, para minha surpresa, lá estava ela: a edição completa de ZT2 (que inclui o pacote de animais extintos) em formato digital, comercializada pelo próprio estúdio que desenvolveu o jogo. Finalmente posso ter meu tão aguardado zoológico dos sonhos repleto de animais que nunca habitaram a terra ao lado dos humanos. Ah, e não se preocupe: em breve eu retorno para contar tudo sobre esse jogo que é mais parte da minha vida do que eu gostaria!

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Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm