O oitavo e penúltimo episódio de The Last of Us cobre o capítulo que é por muitos considerado a melhor parte do jogo: o Inverno e o embate entre Ellie e David num restaurante em chamas.
Abrindo com um plano que apresenta um resort-transformado-em-cidade, vemos um homem lendo palavras do Apocalipse para um grupo de sobreviventes de idades variadas, todos com a mesma expressão de cansaço e desolação. Tratam-se de David (Scott Shepherd), um pastor, e seu rebanho de ovelhas. Entre as pessoas do grupo estão James, interpretado por Troy Baker – que é quem faz Joel Miller na versão jogável de The Last of Us – e também uma garotinha aos prantos por ter perdido seu pai. Ela pergunta quando poderia enterrá-lo, ao que David responde “na primavera”. Há muito mais nas entrelinhas do que se possa imaginar à primeira vista, no entanto.
Em outro canto daquela região estão Ellie e Joel. Joel (Pedro Pascal) ainda está se recuperando de um grave ferimento que sofreu dois episódios atrás e é Ellie (Bella Ramsey) quem está assumindo o papel de cuidar dele. A garota sai para caçar e, tendo aprendido direitinho com o velho amigo, consegue acertar um tiro de rifle num cervo, que foge apesar de baleado.
Ellie segue seus rastros e encontra David e James cercando o animal caído. A garota surpreende os dois adultos e exige que fiquem longe de sua caça. Nisso, David tenta negociar com Ellie, revelando que seu grupo está faminto e pergunta se não haveria uma forma de realizarem uma troca ali, afinal, são todos sobreviventes. Ellie pede por antibióticos em troca de parte da carne do cervo, coisa que David aceita, enquanto James permanece cético, mesmo ao obedecer a ordem de seu líder.
Os dois decidem entrar numa construção para se protegerem do frio enquanto James não volta com a penicilina. Temos então um diálogo revelador entre as personagens. David dá informações sobre seu background, sobre como deixou Pittsburgh em troca dessa região gélida e como passou a acreditar nas palavras bíblicas e em Deus após o “fim do mundo”, tornando-se um pastor.
Este trecho é interrompido por uma seção de gameplay contra infectados no jogo, mas aqui é encerrada após James retornar com os remédios, apontando a arma para Ellie. David também revela, linha a linha do roteiro do game, que sabe que a garota e seu “pai” são os responsáveis pela morte de um membro de seu grupo (que na série é aquele mesmo homem cuja filha quer enterrar e é quem feriu Joel na cena da universidade). Apesar disso, David deixa Ellie fugir e cuidar de Joel, mais uma vez para a surpresa e descrença de James.
David e James retornam para onde seu grupo está alojado, trazendo o cervo inteiro. Os sobreviventes já sabem que David encontrou o assassino do membro do grupo e clamam por justiça, pedido reforçado pela filha dele. David, entretanto, estapeia violentamente a menina, revelando que ali todos devem obedecer a ele. É o primeiro sinal do quão lunático e abusivo David é e também como chegou à posição de liderança de maneiras monstruosas.
Nesse ponto é interessante apontar um paralelo. Enquanto Jackson, cidade de Tommy, é um lugar convidativo, próspero, onde os cidadãos todos cuidam uns dos outros, tornando uma verdadeira comuna no meio do caos, o resort de David é um refúgio governado pelo medo e pela manipulação. E vale ressaltar que estamos apenas arranhando a superfície dos problemas.
Na manhã seguinte, David vai atrás de Ellie com um grupo de homens. A garota tenta escapar a cavalo, mas o animal é fatalmente atingido por um tiro certeiro de James. Ellie é capturada e quase morta pelos homens, que são interrompidos por David – ele demonstra um interesse particular pela garota. Ellie é então levada e presa enquanto o resto dos homens buscam pelo lugar em que Joel está escondido.
Joel felizmente já está mais recuperado de seu ferimento e é capaz de se defender, coisa que faz logo que um dos membros do grupo encontra seu esconderijo. Longe dali, Ellie acorda em sua jaula e troca palavras nada afetuosas com David, que tenta descobrir seu nome, sem sucesso. Ao mesmo tempo, Joel consegue capturar dois outros membros do grupo e os amarra no esconderijo. Nisso, vemos resquícios do Joel do passado, extremamente violento, sem hesitar por um segundo nos métodos de tortura para obter a informação desejada. É assim que ele consegue descobrir o local onde Ellie está presa. Ele mata os dois homens, mostrando sua fúria e urgência para resgatar sua protegida. Dessa vez, ele não aceitará falhar de novo.
Voltando para Ellie, a garota acaba descobrindo outro traço monstruoso de David e seu grupo ao observar o chão ali perto: eles não só matam pessoas, mas servem sua carne como alimento. São um nojento grupo de canibais e pior: só poucos membros sabem disso, sendo que a maioria dos seguidores de David simplesmente comem o que lhes é servido sem realmente saber que carne é aquela. David explica que aquela era a única saída para eles e Ellie o questiona, ao que o monstro responde: quem mostrara o caminho para ele não era exatamente Deus, mas sim o Cordyceps. É o fungo que mostra como sobreviver, como se reproduzir para preservar a espécie e como a violência por vezes é a chave para o sucesso. É a natureza cumprindo seu papel.
David tenta convencer Ellie a se juntar ao grupo com essa explicação, além de elogiar diversos traços da garota, desde sua inteligência até seu senso de liderança. Ele chega a tocar a mão da garota, num gesto claramente interesseiro, ao que Ellie reage quebrando o dedo do maldito. Ela grita “Ellie… esse é o nome da garotinha que quebrou a porra do seu dedo!”.
Momentos depois, David e James retornam e pegam Ellie para cumprir com a fala de cortá-la em pedacinhos. Ellie consegue morder David e gritar que ela está infectada, mostrando sua cicatriz. David gela por um momento, o que dá abertura para que Ellie pegue um cutelo e acerte James. A garota foge para o restaurante e fica escondida enquanto David a caça. Ela consegue, então, atirar um pedaço de madeira em brasa, acertando uma cortina e começando um incêndio no local.
Esse trecho espelha bem os acontecimentos do jogo. Nas duas versões, a narrativa alterna entre Joel e Ellie, aquele seguindo pela nevasca em direção à prisão de Ellie; esta, escondida de David e tentando chegar até ele sorrateiramente, para acertá-lo com uma faca.
A tensão se eleva numa sequência forte em que David grita sobre como um infectado de verdade jamais lutaria daquela maneira para permanecer vivo, além de continuar tentando convencer Ellie de que ele poderia ser uma figura paterna para ela e como ele poderia cuidar dela, palavras que só geram o mais profundo nojo na menina.
Ellie então consegue chegar por trás de David e o acerta com a faca. Os dois então começam uma briga que culmina em David conseguindo dominar Ellie e mostrar que ele não só é um manipulador nojento, um monstro canibal mas também um pedófilo ao tentar abusar da garota, dizendo que é ainda melhor quando as vítimas resistem. Ellie grita horrorizada e desesperada, conseguindo então pegar o cutelo que David deixou cair, o acerta e vira o jogo, brutalmente desfigurando o abusador, espirrando sangue para todo lado.
A emoção chega num clímax quando Ellie sai do restaurante em chamas, tremendo e em choque, até que Joel a encontra e a abraça, tentando acalmá-la, se dirigindo a ela como costumava fazer com Sarah: “Está tudo bem, garotinha. Estou aqui”.
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“Quando Mais Precisamos” é, assim como o capítulo do Inverno no jogo, talvez a melhor parte da série sob diversas óticas. É um ponto alto de atuação, tanto de Bella Ramsey – que aqui deixa ainda mais claro que sua escolha para interpretar Ellie foi acertada – quanto de Scott Shepherd – que, embora não tenha a mesma voz marcante que a versão virtual interpretada pelo lendário Nolan North, revela um David talvez ainda mais assustador e monstruoso. É também um ponto de virada definitivo tanto no relacionamento de Joel e Ellie quanto um inegável trauma para Ellie. E, claro, tudo que tange a produção em si é muito bem executado, dos cenários à edição das sequências.
Assim como no jogo, o episódio também não é perfeito. No jogo, enfrentar David é uma tarefa um pouco frustrante já que é fácil levar hitkill; na série, é necessária uma boa dose de descrença durante o desenrolar da cena final no restaurante em chamas: o lugar teoricamente é ponto de encontro de dezenas de sobreviventes. Nenhum deles aparece ali… Vai ver o Joel matou todo mundo fora das câmeras.
Vale também destacar a atuação excelente de Troy Baker. Ela não é impecável, uma vez que o ator acaba por usar um timbre e uma entonação para James que é parecida com a de seu Joel Miller. Talvez seja intencional, para dar um gostinho divertido para os fãs do jogo, mas não sei dizer com certeza. No mais, é uma grata presença.
Enfim. Semana que vem vemos o episódio final. Até lá!
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm