Matéria: Os jogos do SBGames 2017 - Neo Fusion
Matéria
Os jogos do
SBGames 2017
6 de novembro de 2017

Entre os dias 2 e 5 de novembro, ocorreu em Curitiba o Simpósio Brasileiro de Games, o maior evento acadêmico de jogos no Brasil. Eu estava lá representando o Nintendo Fusion e colaborando com a organização do evento na PUCPR.

Além dos artigos e pôsteres acadêmicos apresentados, houve também um espaço para diversos desenvolvedores brasileiros mostrarem seus jogos. Também conversei com alguns desenvolvedores; muitos deles têm interesse em trazer seus jogos ao Switch no futuro. Listarei aqui alguns dos destaques que conferi por lá.

GUTS

IMG_4518

Eu e Marcelo Burzi representamos a equipe Flux para exibir GUTS no evento. Este inusitado jogo de luta tem como objetivo desmembrar o oponente. Cada golpe carrega a barra GUTS, que quando cheia nos permite usar o GUTS Move e remover um braço ou perna do adversário. O jogo será lançado no dia 12 de novembro pelo Nuuvem por R$36,99 (use o código COTOCO para um desconto!), mas já conta com uma demonstração gratuita. Versões de PS4 e Xbox One serão lançadas em breve, e o diretor Paulo Luis Santos me disse que a equipe está em contato com a Nintendo para uma versão de Switch.

Rocket Fist

IMG_3230

Também fui convidado para representar o primeiro jogo brasileiro lançado no Switch, Rocket Fist, da Bitten Toast Games. O jogo, que é competitivo para até quatro jogadores, tem influências notáveis de títulos como BombermanTowerfall com sua dinâmica e agilidade. Cada jogador controla uma bolinha colorida que deve coletar punhos e lançá-los contra seus oponentes para pontuar. Ele funciona apenas com um analógico e um botão, fazendo dele perfeito para jogar com Joy-Cons separados. Com um grupo de amigos, é divertidíssimo. Rocket Fist pode ser comprado no Steam ou na eShop.

Dandara

IMG_8967 2

O último jogo que representei por lá foi Dandara, outro jogo brasileiro já confirmado para o Switch. Este é um metroidvania com o diferencial de que a protagonista, batizada em homenagem à esposa de Zumbi dos Palmares, pula em paredes ao invés de andar. Além da estética incrível e de uma ótima trilha sonora, o jogo conta com diversas referências ao folclore brasileiro. Será lançado em dezembro no Steam e na eShop.

Necrosphere Deluxe

IMG_6956

Este me chamou a atenção por causa do curioso controle disponível: um “arcade stick” com apenas três botões. Dois deles movem o personagem, um pausa o jogo. A simplicidade de comandos me fez entender o jogo em segundos, mas isso não fez dele um jogo fácil. Inspirado em VVVVVV e com uma pegada metroidvaniaNecrosphere tem uma série de desafios conceitualmente simples mas bem executados que o tornam divertidíssimo de jogar. Não fui o único — o jogo foi escolhido como melhor do evento pelo público geral e pelos desenvolvedores. Você pode comprá-lo no Steam hoje por R$9,99 (também há uma demonstração), mas o criador Caio Lopez diz estar trabalhando em ports para Switch, PS4 e Xbox One.

Kaze and the Wild Masks

IMG_0451

Kaze é um throwback aos jogos de plataforma da geração 16-bits, assemelhando-se a uma mistura entre Sonic the HedgehogDonkey Kong Country. Controlamos um coelho por mundos coloridos e repletos de desafios. Confira mais no site oficial.

Sword of Yohh

IMG_4794

Este é um jogo multiplayer competitivo para dois jogadores. Em um layout sidescroller, ambos devem buscar controlar uma espada gigante e arremessá-la na estátua do oponente. É possível “matar” o oponente jogando a espada nele, mas isso é apenas uma distração temporária, não o objetivo. Os visuais de Yohh são marcantes ao empregar pixelart em escalas de cinza, e até ganhei um pôster do jogo após conhecê-lo. Também há interesse dos desenvolvedores de trazer o jogo para o Switch. Confira a página do jogo no Facebook.

Lila’s Tale

IMG_2590

Jogos em realidade virtual estão em alta entre desenvolvedores brasileiros e Lila’s Tale era um dos mais destacados do evento. Desenvolvido para o Gear VR da Samsung, este é um jogo de plataforma no qual a fase é em forma de cilindro e o jogador encontra-se no meio do cilindro. Guiamos Lila apenas com a luz de nosso olhar e completamos fases buscando chaves e elevadores para progredir. Confira o site da equipe.

Vector Race

IMG_4541

Este jogo para iPad nos lembra dos clássicos autoramas, mini pistas de corrida para carrinhos que percorrem trilhos. Toda jogabilidade é controlada por um só botão — o acelerador — e é necessário otimizar sua velocidade para ganhar dos oponentes sem sair da pista. A simplicidade dos controles também torna possível jogar em até quatro jogadores em um só dispositivo.

Hexarmonic

IMG_2052

Um jogo de puzzle no qual devemos guiar bolas de luz até alvos levando em consideração o ritmo de pulsação. Um ótimo jogo para tablets, e pode ser baixado de graça pelo itch.io.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm