Análise: Smalland: Survive the Wilds - Neo Fusion
Análise
Smalland: Survive the Wilds
28 de abril de 2023
Jogamos Smalland: Survive the Wilds com um código fornecido pela Merge Games

Especialmente para quem costuma jogar no PC, games de sobrevivência não são exatamente uma novidade. Para se destacar no gênero é preciso não somente ter uma ideia básica boa, como é preciso executá-la da maneira que se prove interessante e recompensadora — e é justamente isso que Smalland: Survive the Wilds consegue fazer.

Desenvolvido pela Merge Games, o título nos coloca na pele de um humano com características de inseto que precisa sobreviver em um mundo no qual tudo é gigante — e sim, as semelhanças com Grounded são notáveis. Nesse universo, cabe a você coletar as ferramentas de que precisa para sobreviver e resistir à ação de animais que são muito maiores e mais letais do que o personagem que é controlado.

Felizmente, o game traz opções que permitem que a experiência inicial não seja tão brutal quanto a de outros títulos. Nos menus de configuração é possível configurar mundos que são pacíficos ou nos quais criaturas só respondem se provocadas. Recomendo bastante que você ligue uma dessas opções em suas primeiras aventuras, já que mesmo o inimigo mais fraco consegue bater bastante forte.

Smalland mistura sobrevivência e história

Outro aspecto que diferencia Smalland é o fato de que ele tem uma história que ajuda a guiar os primeiros passos do jogador e a fazê-lo entender o que é preciso para sobreviver. Forçando logo cedo você a explorar diferentes pontos do mapa, a narrativa central ajuda a apontar NPCs importantes e alguns dos recursos que é preciso para sobreviver.

Smalland: Survive the Wilds

Divulgação/Merge Games

Também chama positivamente a atenção o fato de que os recursos de criação disponíveis, embora robustos, são apresentados de forma intuitiva. As ferramentas usadas para manipular os ambientes e construir novos objetos são apresentadas de forma clara, e você sempre sabe o que é preciso para desbloquear um novo item.

O que nem sempre fica claro é onde você vai encontrar os recursos de que precisa. Nessa hora é preciso se arriscar pelo mundo do game, que, além dos inimigos, traz diversos desafios transversais e cenários bem construídos. Isso faz com que ele não se torne repetitivo, mesmo nos momentos em que parecemos vagar a esmo sem saber muito bem qual é nosso próximo objetivo

No entanto, devo apontar que nem tudo é perfeito em Smalland: Survive the Wilds. O sistema de criação de equipamentos, por exemplo, poderia se beneficiar muito de ferramentas que permitissem comparar o que pode ser criado e o que o personagem está vestindo. Além disso, nem sempre é muito fácil organizar o inventário, especialmente nos pontos intermediários e avançados.

Smalland: Survive the Wilds

Divulgação/Merge Games

Para completar, tive alguns problemas de “engasgos” no PC usado, que não foram causados pelo uso de um hardware incapaz de rodar o jogo. Eles não eram muito frequentes, mas sempre surgiam enquanto o game carregava alguma nova área ou um novo conjunto de assets, se tornando particularmente evidentes toda vez que eu voltava a um mundo construído anteriormente.

Mesmo em Acesso Antecipado, Smalland: Survive the Wilds já se mostra um game de sobrevivência com grande potencial. Com cenários bem construídos e uma boa dose de desafios, o título tem conteúdos para diversas horas de diversão e consegue se diferenciar bem de seus concorrentes. Ele só poderia se aproveitar de alguns ajustes de interface e melhorias em seu desempenho que tornariam sua versão final ainda melhor.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm