Relato: Meu Retorno à Ishimura em Dead Space - Neo Fusion
Relato
Meu Retorno à Ishimura
em Dead Space
14 de fevereiro de 2023

Dead Space é um jogo originalmente lançado em 2008 e que impressionou muito naquela época não só pelos gráficos, mas também pelo suspense que rendia bons sustos e medo iminente. E neste ano Dead Space chega em um primoroso remake, uma enorme motivação para que eu pudesse voltar a explorar Ishimura, mesmo temendo alguma mudança drástica que talvez me fizesse desgostar ou estragar aquela boa experiência que tive quando joguei no PS3.

Com a oportunidade em mãos e um final de semana inteiro para jogar, convidei a minha sobrinha e mais fiel player 2 para me acompanhar nessa jornada, uma vez que ela já demonstra muito interesse por vídeo games. Eu não deixo de inclui-la sempre que posso em minhas mais imersivas aventuras.

dead space

Curiosamente minha sobrinha tem a mesma idade do jogo e talvez essa tenha sido uma das minhas maiores motivações para compartilhar essa volta a Ishimura com ela – no caso o meu retorno e no caso dela uma nova aventura.

Iniciamos nossa missão de sustos, mesmo com algumas lembranças do jogo, fui pega de surpresa diversas vezes, talvez porque à medida que a minha sobrinha se assustava e ficava cada vez mais tensa, eu também já compartilhava a mesma sensação, cada susto, cada tiro, cada aparição de monstro era seguida de um comentário do tipo “Cuidado! Atrás de você”, “Corre”.

dead space boss

Algo que ajudou ainda mais a nossa experiência é o fato do Dead Space Remake estar totalmente traduzido em Português do Brasil, o que facilitou demais a exploração e leitura de cada documento encontrado. Jogos que possuem tradução são grandes facilitadores para inclusão não só de pessoas que não possuem entendimento de outro idioma, mas ajuda demais a despertar uma maior vontade de jogar sem se preocupar em traduzir e entender contextos.

Durante nossa jogatina, alternávamos o controle entre um capítulo e outro ou se acaso em alguma rota fosse um pouco mais complicado de atravessar ou completar o objetivo. Eram comuns também os comentários sobre como Dead Space é um jogo bonito, e isso me deixou ainda mais estimulada a retornar mais uma vez à Ishimura, só que desta vez jogando na versão original do jogo, e, claro, mostrar à minha sobrinha que Dead Space sempre foi um título incrível.

dead space

Ao fim do primeiro capítulo e com grande curiosidade e empolgação já conversávamos traçando planos de como gerenciar melhor nosso inventário e qual seria nosso investimento em upgrades, e principalmente quais armas focaríamos em utilizar.

E combinamos de eu escolher uma e ela outra, sendo assim minha escolha foi o Rifle de Pulso e dela foi a Serra, claro que nem sempre tínhamos as munições necessárias dessas armas, o que foi até  interessante uma vez que quando utilizávamos outras eram momentos de divertidas descobertas com misto de dúvida se deveríamos manter a escolha inicial.

dead space nave

Toda experiência vivida durante essa jornada em Dead Space acompanhada da minha sobrinha foi maravilhosa e muito crucial para eu entender que por vezes remakes podem ser uma oportunidade para a nova geração conhecer jogos que marcaram épocas e foram importantes para a indústria de alguma forma.

dead space narração

Já ao fim do jogo, pergunto para minha sobrinha o que ela achou e recebo uma resposta efusivamente positiva seguida da frase “quando podemos jogar os próximos?”, claro que eu respondi prontamente e com muita empolgação que seria em breve, e agora estou me planejando não só para jogar os demais, como também me preparando para ela vivenciar o próximo remake que chega em Março, sim ele mesmo, Resident Evil 4.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm