Síntese: Alex Kidd in Miracle World DX - Neo Fusion

Alex Kidd in Miracle World DX

24 de junho de 2021
Cópia digital da versão de Xbox One cedida pela Sega.

Qual é o propósito de um remake? Para mim, um bom remake pega um jogo que, por limitações tecnológicas ou até de game design, não atingiram todo seu potencial originalmente. Isso envolve pegar o que foi aprendido em jogos posteriores e incorporar esses elementos ao clássico defasado. Exemplos disso incluem, é claro, Metroid: Zero MissionResident Evil 2, que para mim são dois dos melhores remakes já feitos. Em alguns casos, como Demon’s Souls, o jogo original não era tão defasado assim, então basta uma nova camada de tinta e alguns aprimoramentos de qualidade de vida para justificar o relançamento.

Alex Kidd in Miracle World DX pode servir como uma experiência nostálgica para os jogadores que cresceram com um Sega Master System. Na minha opinião, porém, fracassa no objetivo que deveria ser central de um remake, que é trazer a experiência para um novo público. A proposta aqui é oferecer novos visuais e trilha sonora ao jogo, mas mantendo o level design e a física do jogo intactos. Porém, rapidamente se vê que foi uma decisão infeliz por parte dos desenvolvedores.

As atualizações visuais e sonoras ao jogo são, realmente, muito agradáveis — gostei bastante do pixel art e dos novos arranjos das músicas. Mas esse visual modernizado apenas serve para enganar o jogador sobre a jogabilidade ser igualmente modernizada, que é onde tudo despenca. Alex Kidd é difícil de controlar e escorrega por toda parte, morre em um hit para absolutamente tudo, caixas podem conter itens ou um fantasma que te persegue, e os bosses são ridículos (mais da metade deles são apenas partidas de jokenpo). Naturalmente, se você não tem familiaridade com o jogo original, recomendo ativar o modo de vidas infinitas, que é a maior mudança oferecida nesta versão do jogo.

Com apenas um botão, é possível trocar a versão modernizada do jogo por uma aproximação dos gráficos e sons originais em 8-bit. É feio, mas pelo menos há um efeito mental que me prepara para o tipo de besteira que realmente só vemos em jogos dos anos 80. Além disso, parece que as hitboxes dos inimigos e do próprio Alex Kidd fazem mais sentido em 8-bit, pois as proporções de alguns sprites mudaram.

Fora isso, o level design faz pouco para melhorar a experiência. Na maioria das vezes (como todo bom jogo 8-bit), é mais sensato seguir estratégias de speedrun e percorrer a fase mais rapidamente possível do que calmamente tentar abordar inimigos e coletar dinheiro. Esse dinheiro pode até ser útil, pois nos permite comprar itens para usar depois, mas descrições do que os itens fazem não estavam na lista de elementos de qualidade de vida que poderiam ser incorporados nesse remake.

A pior parte do jogo, para mim, foi esta:

Os controles aquáticos são um pouco estranhos (sem apertar nada, Alex flutua para cima), então imaginei que a solução seria rápidos toques para baixo enquanto navego horizontalmente entre os espinhos. Na verdade, a solução é mais simples, mas nada no jogo me levou a entender que a cabeça do personagem é resistente aos espinhos. Então a fase vai de impossível para trivial, pois por algum motivo o cabelo de Alex Kidd também serve de capacete. Só descobri isso depois de dúzias de tentativas e uma conversa com outro amigo que, por acaso, também estava jogando o jogo naquele dia.

Alex Kidd in Miracle World DX é uma adaptação excessivamente autêntica do clássico jogo de Master System. Não entendo bem quem é o público-alvo deste lançamento, pois fãs do jogo nunca deixaram de curtir o original, enquanto um público moderno é melhor servido por outros jogos de plataforma por aí. É realmente uma pena, porque um jogo verdadeiramente moderno com a estética deste remake poderia ser bem divertido, mas a física escorregadia torna tudo frustrante, enquanto as fases em si têm poucos elementos criativos de design.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm