Por seu caráter híbrido, o Switch despontou, teoricamente, como um interessante sistema para jogar títulos independentes. O que talvez pouca gente imaginava é que o sistema se daria tão bem com os indies nesse primeiro momento. São diversas as notícias de que jogos independentes estão vendendo muito bem no Switch. Seja melhor do que nos outros consoles em um lançamento próximo, seja com um primeiro dia e semana de vendas superiores aos da ocasião do lançamento para outro console ou PC, o fato é que jogadores, Switch e indies estão se dando muito bem até o momento.
Isso aí acabou gerando uma “corrida do ouro” dos indies no Switch. A previsão é que a coisa vai ficar mais competitiva (com mais jogos independentes e a chegada de alguns figurões da indústria AAA) daqui para frente. De qualquer forma, mesmo com uma agenda de lançamento positiva, a Nintendo não consegue suprir uma biblioteca mais avantajada e versátil por si só, e a expectativa por mais títulos independentes vem crescendo entre os jogadores.
Resolvemos fazer um apanhado dos principais jogos independentes dos últimos anos (e alguns futuros) e apresentar qual a atual situação de cada um. Existem alguns títulos que talvez nem combinem com o sistema, e claro que não há uma necessidade de tudo que é indie ser lançado para o Switch, mas como nos propusemos a fazer um grande apanhado, tentamos fazer da forma mais ampla possível.
Iremos linkar um vídeo com trailer do jogo em cada nome para que o leitor possa identificar melhor cada título comentado que desejar.
Os já confirmados para o sistema
Elencamos alguns importantes jogos que já estão confirmados para chegar no Switch nos próximos meses. Destacamos, entre tantos títulos interessantes, o competente Hollow Knight, que foi atrasado para o início de 2018, além do simpático Night in the Woods, que está concorrendo a melhor jogo independente no TGA 2017, Inside, considerado um dos melhores jogos de 2016, Owlboy, Dandara e Blasphemous, título que teve uma campanha forte no kickstarter e que chegará ao Switch simultaneamente aos outros consoles e PC.
Night in the Woods: o título ainda não foi confirmado oficialmente, mas a versão Weird Autumn foi revelada e no twitter a desenvolvedora falou que chegará a mais um console que ela ainda não pode revelar qual, mas que todo mundo sabe qual é…enfim;
Já pensou em jogar Undertale no seu Switch? Eu já, e você provavelmente também. Acontece que a engine por trás do título ainda não dá suporte ao híbrido da Nintendo. Não só Undertale, mas um grande número de bons e excelentes jogos dependem desse suporte para serem cogitados para o Switch. Quando (e se) a YoYo Games, responsável pela engine, habilitar esse suporte, pode esperar por uma parruda quantidade de confirmações e anúncios nos dias e semanas seguintes, ainda que muitos títulos dependeriam da desenvolvedora ou publicadora se interessarem em lançar para o híbrido. Dentre os jogos que podem chegar ao console caso o suporte aconteça, destacamos:
Aqui comentaremos os principais jogos independentes dos últimos anos que já foram lançados para outros sistemas e mostraremos o que há de notícia ou rumor sobre a possível chegada desses jogos ao Nintendo Switch.
Entramos em contato com a Supergiant Games que destacou que não há planos no momento para versões de seus jogos já lançados e que eles preferem focar em jogos novos. Entretanto, eles estão estudando a possibilidade de contratar engenheiros adicionais para trabalhar diretamente com ports de jogos já lançados, então pode ser que em um futuro mais distante esses três excelentes títulos possam chegar ao híbrido.
Hand of Fate e Hand of Fate 2: os desenvolvedores estão considerando lançar, mas ainda não podem prometer nada;
Hob: exclusivo temporário da Sony para consoles, ainda é incerto a possibilidade do jogo chegar a outras plataformas e se sua engine, OGRE, dá suporte ao Switch;
Pony Island: não há informações, mas a engine é a Unity que tem bom suporte ao Switch;
Her Story: também não há informações, e a engine também é a Unity;
The Witness: os dois jogos de Jonathan Blow podem chegar ao Switch, mas ainda não há nada concreto. Ele afirmou que faz sentido lançá-los para o híbrido, então é bom ficar de olho.
Broken Age: o jogo chegou a ser “teasado” para Wii U, o que nunca se confirmou, então fica aí essa possibilidade no ar. Os outros jogos que a Double Fine está relançando, como Grim Fandango e Day of the Tentacle também podem dar as caras no Switch, mas vai depender das pernas da empresae da liberação da Disney;
Legend of Grimmrock 2: esse ficou só no PC e sua base de jogadores parece bem distinta daquela que compõe o Switch. De qualquer forma, não existe qualquer informação ou indicação da possibilidade.
Pillars of Eternity: também não existem informações, mas esse pelo menos chegou aos outros consoles e o motor é Unity.
Torment: Tides of Numenara: esses dois são publicados pela InXile, empresa que está pensando na possibilidade de publicar seus jogos para o Switch.
The Sexy Brutale: de acordo com a Nippon Ichi o port vai rolar, mas ainda não temos uma confirmação oficial. Se tudo der certo deve acontecer nas próximas semanas.
The Swindle: já saiu para Wii U, quem sabe não chega ao Switch como outros jogos que fizeram o mesmo caminho;
Affordable Space Adventures: já saiu para Wii U, quem sabe não chega ao Switch como outros jogos que fizeram o mesmo caminho;
The Stanley Parable: bastante improvável, os dois títulos usam a engine Source da Valve, e até hoje só foram publicados para computadores
Everybody’s Gone to the Rapture: o jogo é feito na CryEngine, que não dá suporte ao Switch e por enquanto nem há planos, ao menos no que sabemos.
Cuphead: é totalmente exclusivo para PC e Xbox One de acordo com o StudioMDHR, mas sequências são possíveis na concorrência.
Hellblade: Senua’s Sacrifice: parece improvável, já que um estúdio pequeno teria que portar e resolver muitos problemas de performance, isso se for possível a versão. Poderia ter ajuda externa, mas não parece muito promissor.
SteamWorld Heist: eles preferem trabalhar em jogos novos, mas falaram que há sim a possibilidade, ainda mais depois das boas vendas de SteamWorld Dig 2.
Sunless Sea: o motor é Unity e já tweetaram de forma mais ou menos simpática à ideia, então pode ser que pinte por aí;
Hotline Miami e Hotline Miami 2: o motor já foi gamemaker, não é mais, e a Devolver já disse que tá preparando publicações para o Switch, mas ainda não sabemos quais, então sempre há chance.
Firewatch: a Campo Santo, desenvolvedora do jogo, já disse que não havia planos no momento para o port;
Dust: os criadores de Dust anunciaram um jogo exclusivo pro Switch, Never Stop Sneakin’, e devem estar trabalhando nele. De qualquer forma, pode ser que aconteça;
Nidhogg e Nidhogg 2: um dos criadores dos jogos disse que faz perfeito sentido o jogo sair pro Switch, mas não houve mais informações desde então e nem confirmação de nada;
Luftrausers: os desenvolvedores estão conversando com a Nintendo, mas não há nada definido ainda;
Never Alone: saiu para Wii U, então talvez haja a possibilidade, mas não existem informações no momento;
Banner Saga: a Stoic está considerando trazer Banner Saga 3, se houver tempo para tal. Como tempo é um problema, talvez seja um impedimento para os primeiros também chegaram;
Guacamelee e Guacamelee 2: não há confirmações, mas o primeiro saiu pra Wii U, e Severed já saiu pra Switch, então há um bom prognóstico;
A Hat in Time: os desenvolvedores tem acesso ao Kit do Switch e talvez isso se converta em um lançamento, seria legal, já que boa parte da influência do título vem de jogos do Nintendo 64.
Rivals of Aether: um dos desenvolvedores fez uma pesquisa em seu twitter, e a galera pareceu interessada na possibilidade. Aguardemos;
Aviary Attorney: o jogo é feito no motor Construct2, que teve suporte para o Wii U mas não sabemos se possui para Switch. De qualquer forma uma versão portátil havia sido planejada, o que nunca rolou;
Always Sometimes Monsters: tem a questão da Devolver, que já disse que vai publicar coisas, mas também não sabemos se o Switch aceita jogos feitos em RPG Maker;
LISA: não sabemos se o Switch aceita jogos feitos em RPG Maker;
Children of Zodiarcs: parecido com Cosmic Star Heroine, eles tem o kit e entraram em contato com a Nintendo, mas ainda não obtiveram resposta. E olha que esse aqui é apoiado pelo programa Collective da Square-Enix;
A Way Out: não há informações, mas a publicadora é a EA que já tá começando com papo de cair fora do Switch;
Eitr: nada concreto foi dito, mas entra no esquema da Devolver, que vai trazer coisas pro console mas ninguém sabe o que ainda;
Sometimes Always Monsters: não há informações, mas a publicadora também é a Devolver, então entra nessa possibilidade que comentamos;
Ghost Song: havia rumores para Wii U, por enquanto o jogo está confirmado só para PCs, mas o desenvolvedor quer lançar para consoles, como uma das grandes influencias é Metroid, pode ser que esse pinte no Switch.
Children of Morta: o jogo havia sido confirmado para Wii U pois alcançou a meta no financiamento, então talvez os desenvolvedores publiquem para o Switch também (ou apenas);
Bellow: uma das desenvolvedoras é a Microsoft studios, então o jogo não chegará ao Switch;
Tunic: o jogo está confirmado para consoles, mas não sabemos ainda quais.
Ghost of a Tale: o desenvolvedor está focado em lançar, primeiramente, para PC e Xbox One, mas não descarta a possibilidade caso o Switch seja potente o suficiente para o seu jogo;
The Swords of Ditto: a situação da Devolver novamente. A publicadora vai lançar coisas para o Switch, ainda não sabemos exatamente que jogos.
Kingdom Come: não há qualquer indicação de que acontecerá;
Mineko’s Night Market: há indicativo de lançamento para consoles, mas ainda não sabemos quais;
Dead Cells: a Motion Twin tweetou que está trabalhando para trazer o jogo para o Switch.
Ooblets: por hora o jogo só está confirmado para PC e Xbox One;
Slime Rancher: os desenvolvedores falaram que é possível chegar no futuro;
Knights and Bikes: o título não teve uma arrecadação tão maior que o objetivo inical, então por enquanto não existem novidades.
~
Esses foram os títulos que levantamos em nossa pesquisa, e não estão inclusos aqui os jogos que já forma lançados para o Nintendo Switch. Se você sentiu falta de algum título ou tem alguma sugestão de jogo que ficou de fora da lista, só falar com a gente nos comentários que iremos atrás para saber a situação do título mencionado.
Olha... excelente texto.
Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada...
Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan!
Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos.
Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas.
Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados.
E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada.
Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
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Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
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Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm