Primeiras impressões: The Waylanders - Neo Fusion

The Waylanders

29 de junho de 2020
Cópia digital da versão de PC do jogo gentilmente cedida pela GATO STUDIO.

Você pode nunca ter ouvido sobre o GATO STUDIO, mas com certeza já conhece — ou ao menos ouviu falar — de algum projeto em que seus membros estivessem envolvidos. Formado por veteranos da BioWare e Obsidian, o grupo teve como sua primeira empreitada recriar as experiências que encontrávamos nos primeiros títulos de franquias como Dragon Age e Pillars of Eternity.

O primeiro resultado dessa empreitada é The Waylanders, game que chegou ao Acesso Antecipado do Steam na metade de junho. Na versão disponível atualmente, já dá para ver que os desenvolvedores realmente querem cumprir suas promessas — a estrutura inicial é praticamente um “copia, só não faz igual” dos momentos iniciais de Dragon Age: Origins.

The Waylanders

No entanto, uma série de problemas técnicos e pedaços faltando fazem com que seja difícil recomendar o game como ele está. A não ser que você tenha propensões fortes a trabalhar com testes de qualidade em seu tempo livre, tudo ainda está “cru” demais para que a experiência oferecida seja aproveitável.

Entre os elementos que “salvam” o game está sua premissa, que explora a mitologia Celta e começa intrigante logo de cara. Como parte de um grupo de guerreiros das mais diversas origens, você está navegando rumo ao local em que moram os Tuatha de Danann (não a banda), deuses encarnados que podem tomar as mais diversas formas.

The Waylanders

Chegando lá, o encontro com as criaturas dá errado e seu grupo é atacado. O protagonista, embora não seja morto, é desligado da linha natural da vida e ganha capacidades de moldar o destino. Ou, ao menos, é isso que a descrição e os documentos de divulgação afirmam — no game em si, toda essa parte narrativa ainda não está presente, fazendo com que as diversas partes de gameplay surjam de maneira bastante desconexa.

Acesso Antecipado bem antecipado

Esses elementos desconexos e não finalizados também se aplicam a outras áreas da versão atual de The Waylanders. O sistema de batalhas, por exemplo, ainda não está totalmente formado e não há uma divisão clara entre os níveis e periculosidade dos inimigos. Da mesma forma, seu grupo não é exatamente “inteligente” e é comum que os membros dele fiquem parados apanhando sem nenhuma reação.

A impressão é de que, no momento, temos à disposição somente o “esqueleto” do que The Waylanders quer futuramente ser. Temos um rascunho da história, algo da criação de personagens, um sistema de combate e evolução que parece ter ideias boas. O problema é que, quando chega a hora de executar tudo isso (que no papel parece bom), falta a “liga” e as respostas que esperaríamos encontrar em um jogo finalizado.

The Waylanders

Mas bem, não posso culpar os desenvolvedores da GATO STUDIO de estarem mentindo: eles são bem claros sobre essas e outras questões da versão atual. Sabe aqueles avisos de que seus saves podem ser deletados sem razão? Eles não somente vão ser em The Waylanders, mas provavelmente isso vai acontecer a cada atualização — que, felizmente, estão sendo bem frequentes.

No momento, The Waylanders é um game que é difícil de recomendar, a não ser que você esteja disposto a apostar R$ 60 no projeto e participar ativamente de seu desenvolvimento. Se você está procurando uma aventura mais completa e estruturada, provavelmente vai se frustrar com a execução atual e esquecer do jogo. O que seria uma pena visto que as ideias propagadas pelos desenvolvedores parecem interessantes — só falta que elas sejam implementadas de maneira a termos uma experiência futura de jogo mais robusta em nossas mãos.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm