Na primeira vez que joguei Earthbound, achei curioso quando o garoto Ness adquire sua primeira arma: era um “Bat”. Mas ué, o menino estaria batendo nos inimigos com um morcego? Não sei por que essa ideia passou pela minha cabeça; afinal é muito mais lógico imaginar “Bat” neste caso como um bastão… Arma inclusive utilizada por Ness em Smash Bros.
De forma similar, quando me surgiu a oportunidade de jogar e avaliar Bat Boy, minha primeira impressão é que se trataria de um jogo sobre um menino meio morcego. Isso já faz mais sentido, afinal pessoas-morcego são bastante difundidas na cultura pop. Novamente me enganei, se tratando de um garoto com um bastão assim como Shovel Knight é sobre um cavaleiro com uma pá.
A similaridade na nomenclatura não é coincidência; Bat Boy (Garoto Bastão) é definitivamente inspirado pelo jogo da Yacht Club Games, que ao longo dos anos se tornou daqueles indies icônicos. Graficamente são muito parecidos, com um visual traçando a linha entre estéticas 8-bit e 16-bit, e estruturalmente também: acompanhamos o Bat Boy (Menino Taco) ao longo de 12 fases, cada uma terminando com um chefe temático. No melhor estilo Mega Man.
Bat Boy (Moleque Pau) começa simples; ao início do jogo, podemos pular, dar tacadas para rebater objetos e atacar inimigos no ar para nos propulsionar verticalmente. Cada chefe derrotado nos fornece uma habilidade adicional, como a possibilidade de jogar o bastão ou um bom dash que funciona até no ar. Porém é um tanto inconveniente que a maioria dessas novas habilidades custam pontos de estamina, recurso limitado e que não recarrega automaticamente, apenas nos checkpoints. É possível expandir nossa estamina coletando determinados itens, porém ainda assim terminei o jogo usando pouco os poderes, porque sempre havia a sensação de que aquele ponto poderia ser melhor aproveitado mais adiante. Pelo menos, há três fases bônus que exigem um bom uso desses poderes, e essas são mais generosas com as recargas.
Fora isso, o jogo é mais ou menos o que se aparenta ser. As fases são bem construídas, com uma progressão de dificuldade ao longo da campanha que nos coloca a prova perto do final. É legal que cada fase e chefe são tematizados ao redor de algum esporte, colocando nosso taco de beisebol contra bolas de futebol, esquiadores e malabaristas. Também há aquele tempero de injustiça que é familiar a quem curte jogos 8- e 16-bit, como por exemplo levar um ataque que te joga no buraco e perder dois pontos de vida ao invés de um. Trombei com uns bugzinhos aqui e ali, mas nada que quebrasse o jogo.
Esse jogo do Bat Boy (Kid Bengala) veio em um momento difícil para eu dar minha completa atenção a ele: além de estar de mudança, temos o famigerado Zelda tentando ocupar todo meu tempo livre. No fim, é um bom jogo que segue os passos do Sr. Pá sem ser (ou tentar ser) uma experiência transcendental. Ele mira em um público-alvo específico e, se você faz parte dele, é um jogo a se manter em vista.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm