Quando saiu em 2021 para PC e Nintendo Switch, nosso querido Renan Greca analisou Everhood no console da Nintendo e o chamou de um jogo criativo com várias quebras de expectativa, se revelando ao jogador pouco a pouco. Com a chegada do título ao PlayStation e ao Xbox, eu não poderia concordar mais, inclusive no que tange as adições que fazem de Eternity Edition a versão final e definitiva do game, tal qual aconteceu com o relançamento de Citizen Sleeper.
Everhood é uma grande viagem: ele mistura claras influências de Undertale com saudosos jogos de ritmo à Guitar Hero, mas também adiciona doses de psicodelia (às vezes até demais, parecendo jogos da Llamasoft), quebras de quarta parede e partes de exploração e RPG – por mais simples que sejam esses últimos pontos, no nível de sistema mesmo, quando comparados ao grosso do jogo, que realmente é o combate musical.
A campanha de mais ou menos 7 horas (desconsiderando jogatinas subsequentes e rotas alternativas, além do conteúdo adicional) cobre a jornada de Red, um boneco de madeira que tem seu braço roubado por um gnomo azul. Red decide ir atrás do ladrão e, no caminho, se depara com inusitadas passagens e personagens tão carismáticos quanto esquisitos – tudo isso entregue em diálogos muito divertidos e que mostram o DNA herdado do jogo de Toby Fox. Para fãs de histórias incomuns e situações pensadas fora da caixa, é um prato cheio, ainda mais por Everhood realmente levar a sério o lance de “espere o inesperado”, tanto em seu texto quanto em seu gameplay.
No que diz respeito ao combate, Everhood explora diversos gêneros musicais, indo do jazz e do rock ao mais puro eletrônico. A trilha-sonora, que já era um show à parte em sua versão original, agora conta com 11 novos compositores (alguns nomes icônicos são David Wise e Disasterpeace) e também traz novas batalhas desenhadas pela comunidade do jogo, mantendo a essência de lutas que exigem reflexos, muita coordenação motora (independente de se jogar no modo mais fácil ou no modo mais difícil) e persistência. Esse conteúdo adicional ajuda a fazer com que a campanha não seja cansativa ou enjoativa, já que o jogo constantemente atira novidades e situações distintas ao jogador. Por assim dizer, o pessoal da ForeignGnomes tornou ótimo o que já era bom.
Minhas únicas ressalvas quanto a Everhood dizem respeito ao excesso de psicodelia em várias partes do jogo (que fique bem claro que ele não é muito amigável com quem sofre de epilepsia, mesmo que tenha opção de diminuir as luzes fortes) e o level design nem sempre ajuda a dizer onde podemos e não podemos andar. Fora isso, as versões novas performam melhor que no Switch, apesar deste ter uma vantagem de poder ser jogado no modo portátil, o que talvez seja mais atrativo devido ao menor input lag e também por não vermos explosões de luzes tão grandes quanto foi comigo jogando no PS5 e numa TV 4K de 42 polegadas.
No mais, Everhood é deveras um jogo interessante e criativo. Não fica à sombra de Undertale, embora jamais atinja a mesma altura. Quem sabe a sequência não seja capaz de trazer ainda mais criatividade e inovação?
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm