Síntese: Final Fantasy VII Remake Episode INTERmission - Neo Fusion

Final Fantasy VII Remake Episode INTERmission

12 de julho de 2021
Cópia digital do jogo cedida pela Square Enix.

Desde seu lançamento no ano passado, Final Fantasy VII Remake tem uma difícil missão: introduzir personagens icônicos para uma nova geração ao mesmo tempo que tenta não alienar os fãs mais antigos. Honestamente, não é uma tarefa fácil, mas que pelo menos na primeira parte do título foi executada com maestria.

Porém, mesmo no jogo original, de 1997, existem personagens que acabam tendo menos destaque do que outros. Yuffie, a ninja ladra de matérias, é um destes casos. Encontro totalmente opcional no jogo clássico, sua personalidade é das menos desenvolvidas e possivelmente a que menos marcou os jogadores. É um grande trabalho para o Remake transformar ela em um personagem com mais camadas, e o episódio INTERmission, disponível somente para a versão Intergrade do jogo (exclusiva de PS5), toma esse risco como sua responsabilidade. Como ele se sai? Confira em nossa síntese.

Situado durante os capítulos nos quais Cloud conhece um pouco além de apenas o rosto de Aerith e explora outros lugares dos setores abaixo das placas, INTERmission nos introduz à Yuffie dessa nova versão: uma adolescente enérgica, rebelde, mas fiel a qualquer pessoa que tenha somente lhe oferecido ajuda — e, acima de tudo, com problemas paternais. Chamada para ajudar uma outra divisão da Avalanche, menos “radical” do que a que vimos Barrett comandando, Yuffie é uma agente de Wutai com objetivos claros: roubar uma matéria experimental da Shinra. Contando com a ajuda de Sonon Kusakabe, um discípulo do pai da ninja, as 4 horas do DLC fluem de forma fantástica. 

Diferente do jogo principal, as dungeons do episódio extra não são tão expansíveis, sendo mais focadas e diretas ao ponto. É curioso falar isso de um jogo que já é bem linear, mas na verdade esse maior foco ajuda muito a transmitir a energia de Yuffie. Ao mesmo passo, durante as batalhas, Yuffie mais uma vez mostra que um dos melhores pontos de Final Fantasy VII Remake é seu excelente sistema de combate. Dúvidas passadas, de como certos personagens seriam adaptados ao novo sistema, foram completamente exterminadas no momento que entendi como a jovem ninja funciona. Seu combate é focado na movimentação e na marcação inimigos — que, na companhia de Sonon e do sistema de sinergia, fazem com que as lutas sejam frenéticas.

Além disso, o DLC também traz mais conceitos vistos na Compilation of Final Fantasy VII — projeto comemorativo dos 10 anos do jogo, lá em 2007, que trouxe obras como Dirge of Cerberus e Advent Children para o mundo. Não sou muito fã dessa compilação, mas a forma como o remake pouco a pouco está explorando conceitos introduzidos nela me faz ter a impressão que teremos um ótimo uso de toda essa lore extra.

O jogo está mais bonito e rodando melhor no PS5, sem dúvidas, mas é impossível terminar essa análise sem falar como é uma medida extremamente infeliz o episódio da Yuffie ser exclusivo da nova geração da Sony. A maior parte da base instalada do jogo está no PS4 e, como todos sabemos, o PS5 além de ser caro não é tão fácil de ser encontrado. Esse pequeno episódio extra me parece importantíssimo para a eventual parte 2 do Remake, e prendê-lo em um console só quando o jogo também está disponível em outro é uma medida no mínimo infeliz ao meu ver.

Quem tiver oportunidade de jogar, o faça, mas honestamente gostaria que a Square Enix gentilmente reconsiderasse essa exclusividade. Falo além como alguém que está avaliando essa versão, como fã que também gostaria de ver outras pessoas conhecendo esse novo e tão elogiável episódio.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm