E se Doom, em vez de ser em primeira pessoa, fosse uma série com visão isométrica e com combates táticos? Essa pergunta, que muita pouca gente deve ter se feito até hoje, é respondida por Jupiter Hell. Desenvolvido pela ChaosForge, o jogo é em sua essência um boomer shooter (os FPS na tradição de Duke Nukem 3D) embalado em um formato diferente que, surpreendentemente, funciona muito bem.
A “história” é simples: após voltar a uma expedição externa, o personagem principal descobre que todos os companheiros de sua estação espacial se transformaram em zumbis. Para piorar, os sistemas de defesa eletrônicos agora o reconhecem como uma ameaça e há demônios invadindo através de portais — você sabe, nada muito diferente de uma quarta-feira normal.
Seu objetivo é um só: sobreviver, se assegurando de encher de balas todos os inimigos que surgem. Enquanto você começa só com uma pistolinha, logo encontra carabinas, rifles de assalto, granadas e um arsenal completo de equipamentos de proteção e itens de cura. Mesmo sendo um jogo essencialmente tático, Jupiter Hell é ágil e raramente exige muito planejamento — além de buscar uma cobertura ou decidir o momento certo para recarregar a arma.
Outro elemento que diferencia o game de suas claras inspirações em Doom é o fato de ele se tratar de um roguelike clássico. Em outras palavras, o game apresenta adversários com dificuldade crescente que vão fazer de tudo para matá-lo assim que possível — seu objetivo é impedir que isso aconteça e chegar o mais longe possível em cada sessão. Quando você morre, perde tudo o que conquistou e precisa reiniciar tudo do ponto zero.
Para tornar as coisas mais fáceis, o game conta com um sistema de níveis que destrava algumas vantagens conforme você atinge os pré-requisitos necessários de experiência. Também há classes diferentes do fuzileiro espacial que surge como padrão (que traz características equilibradas) para o jogador brincar com as possibilidades oferecidas e encontrar novos meios de encarar desafios.
Em geral, a proposta de jogo funciona muito bem, e a intensidade do gameplay combina muito bem com os aspectos táticos propostos. Apesar de esse ser um jogo que deixa você parar e pensar o que fazer em seguida, o ritmo nunca fica desacelerado — ele está muito mais próximo de um jogo de ação tradicional do que de uma experiência como XCOM, por exemplo.
Se há algo que pode ser criticado é o fato de que a opção por uma visão isométrica acaba por prejudicar a visualização dos cenários. Embora isso seja intencional em alguns momentos, não é incomum você não conseguir ver um inimigo que supostamente está em seu campo de visão, tendo que se guiar mais pelos indicadores da interface para saber onde ele está do que pelo que seus olhos estão dizendo.
Com espírito de boomer shooter e uma jogabilidade tática veloz, Jupiter Hell consegue cumprir muito bem seu objetivo de ser um jogo de ação diferente. Com partidas ágeis e desafiantes, o game consegue ir além das inspirações do passado e ter uma personalidade própria bastante interessante. Se você gosta de jogos de ação intensos e busca algo diferente, vale a pena conferi-lo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm