Quando assumi a responsabilidade de jogar Soccer Story, sabia que seria um desafio pessoal. Afinal, é um RPG sobre futebol — duas coisas que eu geralmente passo longe. Mas, justamente na semana de Copa do Mundo, abracei o Steam Deck e fui.
Minha primeira impressão quando vi Soccer Story, anunciado como um dos jogos do mês no Game Pass, foi que se tratava de uma continuação de Golf Story, um dos indies do primeiro ano do Switch. Na verdade, fora o nome e a proposta de RPG de esporte, não tem nada a ver — Golf Story é australiano enquanto Soccer Story é de um estúdio inglês. Dodgeball Academia é outro jogo com proposta parecida, novamente sem relação. O verdadeiro sucessor do simpático título de golfe é Sports Story, game com data de lançamento para Dezembro deste ano.
A premissa do jogo envolve uma partida de futebol que ocorreu anos atrás, imediatamente seguida por uma calamidade que arrasou aquele mundo. Autoridades concluíram que foi o futebol que causou a calamidade e o esporte então se tornou de propriedade exclusiva da corporação Soccer Inc., que proíbe atletas de jogá-lo sem devido credenciamento. Nossa heroína (ou nosso herói) acorda um certo dia com uma bola de futebol mágica que pode ser invocada a seu comando e embarca em uma aventura para trazer o esporte de volta às massas.
Seguindo essa premissa, um aspecto interessante do jogo é ver como aquele mundo se adaptou à proibição do esporte. Ex-jogadores procuram o que fazer da vida, e os obcecados por esportes exploram outras atividades — esportes como basquete, mas também adaptações como futvôlei, futgolfe e futrugby, que parecem passar despercebidos pela Soccer Inc.
Apesar de se intitular um RPG, Soccer Story não é bem o que se espera do gênero. As partidas de futebol de fato são como lutas contra chefe, que ocorrem com alguma frequência e avançam a narrativa, mas não são o grosso da experiência. Na verdade, o minuto-a-minuto do jogo se parece muito mais com The Touryst do que os outros RPGs-de-esporte citados acima. Tanto para progredir quanto para aprimorar as habilidades dos personagens, devemos cumprir uma série de tarefas espalhadas pelo mundo.
É um jogo de sidequests, mas algumas dessas sidequests acabam fazendo parte da campanha principal. Algumas envolvem apenas localizar objetos numa região, enquanto outras são minigames mais elaborados envolvendo a bola mágica. Para quem tem um senso de complecionismo, é legal interagir com os NPCs e ir coletando tudo. A parte chata, porém, é que muitas dessas quests só se tornam ativas após falar com o NPC em questão — o que tira um tanto do prazer de explorar. Para dar um exemplo, há uma série de quests envolvendo marcar gols espalhados pelo mapa, mas isso só vale após falar com um NPC em cada região. Quase tudo no jogo é assim, chegando ao ponto de haver puzzles que só podem ser resolvidos se você coletar uma dica antes, mesmo se você souber o que fazer de outra forma. Parece muito artificial.
As partidas de futebol em si são uma parte relativamente pequena do jogo e funcionam como um FIFA extremamente simplificado. Cada time tem 5 atletas no total e o jogador alterna qual está controlando em dado momento. Minha impressão é que a IA está mal-balanceada, pois os oponentes são extremamente agressivos, enquanto meus companheiros de time ficam chupando dedo até eu acioná-los manualmente. Também pode ser um pouco difícil até de distinguir os bonecos em campo, já que o esquema de cores não deixa um contraste forte entre os dois times.
Sofri um tanto nas primeiras partidas, até que em um momento coloquei no modo fácil para poder experimentar melhor algumas técnicas e estratégias, daí coloquei de novo na dificuldade normal e consegui ir até o final assim. Ao longo do jogo melhoramos os atributos dos atletas e adquirimos habilidades especiais, adicionando um tanto mais de dinâmica às partidas.
Soccer Story tem uma premissa divertida e é certamente um tanto único nessa nova onda de RPGs de esporte. Porém o esporte é uma parte secundária do jogo quando comparado ao mar de quests e minigames, os quais nem sempre respeitam o tempo do jogador. Muitas e muitas vezes tive que varrer a mesma área múltiplas vezes porque só depois conversei com uma personagem ou adquiri um item que ativaria uma quest específica. As partidas de futebol em si até são divertidas mas um pouco estranhas, com uma IA balanceada de forma agressiva para os oponentes e alguns bugs que deixam as vitórias menos fluídas.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm