Seguindo o lançamento do terceiro filme da saga do Tadeo Jones, publicado no Brasil com o nome “As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esmeralda”, a Mediaset Games e a Gammera Nest lançaram a adaptação do longa de animação para os videogames. O jogo, assim como o filme, foca no público infantil, entregando uma experiência de platformer em 3D e 2D simples.
A trama começa quando o Tadeo encontra um sarcófago egípcio em ruínas no México. A partir daí a turma de antigos e novos personagens vai passando por lugares ao redor do mundo, como Chicago, Paris e o Egito. O jogo propõe uma experiência de plataforma e aquisição de colecionáveis espalhados ao redor dos ambientes. Das quatro áreas, duas são mais focadas em exploração entre objetivos, enquanto o outro par traz uma perspectiva mais de furtividade.
As áreas maiores funcionam como um platformer 3D com aspectos de Collect- a Thon, jogos em que o foco é adquirir os colecionáveis e muitas vezes essa aquisição é importante para a progressão. Mario Odyssey é um exemplo mais “rígido” enquanto algo como o recente e interessantíssimo Tinykin é um híbrido da coisa. No caso de Tad Jones: The Lost Explorer and the Emerald Tablet a situação se coloca como atividade corriqueira de jogo, mas não do ponto de vista da progressão.
Em determinados momentos entramos em cavernas, tumbas, esgotos, etc, e o título assume a perspectiva 2D. São trechos que existem mais como fases de plataforma clássicas. Em ambos os casos, Tad Jones traz uma jogabilidade funcional, mas um tanto dura e limitada. O Tadeo não tem lá uma caixa de ferramentas tão grande em termos de mobilidade, apenas pulo, correr, nadar e dar uma cambalhota no chão, e muitas das vezes existe um input lag sensível (o personagem demora um tanto para pular após apertarmos o botão).
O lado bom é que quando estamos correndo e pulando os movimentos tendem a fluir melhor. As seções de plataforma são simples, tanto pelo público alvo quanto pelo fato do jogo ser um produto pensado para o lançamento conjunto ao filme. Existem armadilhas aqui e acolá, além de uma tentativa de combate que é mais engraçada visualmente do que interessante como jogo: o Tadeo e seus amigos tacam um pato de borracha nos inimigos.
A parte mais chata da experiência com certeza vem dos trechos de furtividade. Eles respondem a momentos específicos do filme, mas não funcionam muito bem no game. Jogar da forma pensada, furtivo, é bem chato, e no fim das contas é mais fácil sair correndo. O lado ruim é que tal implementação segue no sentido oposto da ideia dos colecionáveis como central e gritante do jogo.
O título também segue o humor presente no filme. O pássaro vai jogando umas verdades no Tadeo, e parte dos colecionáveis geram explicação em texto que vai mais pro lado da palhaçadinha do que pro da informação, o que não é necessariamente um problema. Outros personagens também tem uma veia cômica, e essa é a tônica geral da trama e do design.
Existem alguns puzzles simples, bem como outros tipos de set pieces, o mais destacado destes aquele em que a turma foge pelo rio Sena em uma banheira. Tad: The Lost Explorer and the Emerald Tablet é uma simpática adaptação, mas trate-o como um jogo de plataforma budget. Funcional e potencialmente divertido para os pequenos que gostam das aventuras do Tadeo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm