Desde que entrei no Neo Fusion, eu venho tentando jogar jogos que sejam fora da minha zona de conforto. Sempre gostei de jogos de simulação, jogos “bonitinhos” e jogos de tiro. Qualquer outra coisa eu saía correndo. Quando Toodee and Topdee chegou às nossas mãos, eu pesquisei algumas resenhas e quase não quis pegar por ser um jogo de puzzle, mas decidi conhecer algo novo. E que bom que eu tomei essa decisão.
Toodee e Topdee são personagens de mundos diferentes, ambos criados pelo Aleph. Toodee está no mundo “típico” de plataforma 2D, ele consegue pular e se movimentar pelos lados. Topdee está em um mundo isométrico, ele “anda pelas paredes” e consegue empurrar objetos. O mundo dos dois se junta quando Toodoo, o ajudante de Aleph, tira o equilíbrio entre os mundos: o Ponto e Vírgula. Toodee e Topdee se veem então presos juntos, tendo que recuperar o Ponto e Vírgula e arrumar o universo.
O jogo é extremamente bem executado. Para passar pelas fases, temos que intercalar a visão dos personagens e resolver os puzzles para chegar ao final. O jogo possui 6 mundos, cada um deles com 21 fases. Quando alternamos para jogar entre os dois personagens, a visão da fase também muda, fazendo com que objetos caiam, armadilhas mudem de direção e o outro personagem fique preso na posição dele.
A progressão de dificuldade é bem equilibrada, e os 2 mundos finais são muito divertidos mesmo, só parei de jogar quando consegui finalizar o jogo. Algumas fases podem ser bem difíceis e precisam de uma mente bem aberta e criativa para passar. Eu joguei com meu irmão do lado para me ajudar a pensar, mas também é possível jogar em duas pessoas, cada uma controlando um personagem.
Eu joguei o jogo em português e a localização está maravilhosa também. A tradução, ajuste de piadas e conversas foram bem feitas e ajudam com o tom cômico que o jogo quer trazer. Ele também traz muitas referências ao mundo da programação (piadas com glitches, por exemplo) e a piada final com um personagem que nos acompanha fez eu e meu irmão — que somos programadores — rirmos bastante também.
Toodee and Topdee se tornou um dos meus jogos favoritos do ano. Ele surpreende o tempo todo, é super divertido e é um jogo rápido (se você conseguir resolver sem problemas os seus desafios) que vale a pena a experiência.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm