Curtas: Super Dungeon Maker (Acesso Antecipado) - Neo Fusion

Super Dungeon Maker (Acesso Antecipado)

20 de dezembro de 2022

Desde que a Nintendo lançou Super Mario Maker em 2015, parecia razoável que um “Super Zelda Maker” estava por vir. Bom, passaram-se vários anos e, até agora, nada do tipo saiu da empresa japonesa. Como já diz o ditado, “indies do what Nintendon’t“, ficou por conta de uma pequena equipe alemã preencher essa lacuna.

Super Dungeon Maker é inequivocadamente inspirado em The Legend of Zelda, em particular nos títulos 2D da série como A Link to the PastThe Minish Cap. Controlamos um simpático franguinho que, a princípio, é equipado apenas com uma espada. Não há, por enquanto, qualquer semblante de narrativa ou campanha. No estado atual, o título dispõe de um “tutorial jogador”, um “tutorial criador” e uns 3-4 calabouços que servem de exemplos do que pode ser feito com a ferramenta de edição.

O tutorial em particular é divertido, apresentado como um castelo de areia construído em um parquinho. Devemos completá-lo como um calabouço normal, mas usando as ferramentas de edição de fase para tornar o progresso possível. Os outros calabouços inclusos são mais simples e padrão: derrotamos alguns inimigos, coletamos algumas chaves e itens, progredimos e sucesso. Cada calabouço existe independentemente e não há progressão entre eles; assim, cada um é sua própria aventurazinha e acaba tendo uma estrutura de progressão mais “metroidvania autocontido” do que “aventura épica zeldística”.

Claro que a graça está no compartilhamento de fases. Nas primeiras vezes que abri o jogo, ainda não era possível acessar as fases “na nuvem”, mas agora estão disponíveis. Para quem quer uma infinidade de “dungeons estilo Zelda”, este é o título correto.

Se trata de um jogo em acesso antecipado então é de se esperar que nem tudo está funcionando 100%. Mais de uma vez me encontrei impossibilitado de completar um calabouço porque uma porta se trancou de forma incorreta e me deixou preso. Já em algumas fases da comunidade, o criador colocou tantos elementos em tela que a engine sofre para manter o jogo rodando.

Elementos da interface por vezes não aparecem corretamente, e frequentemente fiquei sem saber quantos corações ou quantas chaves eu tinha à disposição e, pelo menos no Steam Deck, me parece que nem todos os comandos estão corretamente mapeados para o controle e tive que usar a tela de toque como mouse para realizar algumas ações. Em particular, a interface do editor de fases me parece confusa e difícil de navegar sem um teclado e mouse. A própria tela para navegar criações alheias precisa ser melhorada, pois atualmente não é fácil de descobrir quais fases já foram baixadas e estão disponíveis para serem jogadas.

Espero voltar ao título quando estiver em um estado mais robusto, pois as possibilidades de edição e compartilhamento me intrigam. Outra coisa legal é que o estúdio está oferecendo cópias gratuitas do jogo para professores de game design, incentivando seu uso de forma acadêmica para quem está começando sua jornada com desenvolvimento de jogos. O título atualmente se encontra em acesso antecipado via Steam, e está previsto para lançamento no Nintendo Switch.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm