Dragon Quest Treasures chega nesse finalzinho de 2022 como uma ótima surpresa da Square Enix, que teve um ano de atlos e baixo. O jogo é um spin off da série, e tem como protagonistas Erik e sua irmã Mia bem mais jovens, ambos de Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age, lançado em 2017.
A premissa da história é simples, os dois irmãos iniciam a busca de seu maior sonho: uma aventura de caça ao tesouro. Com a ajuda dos monstros que o jogador adquire durante a jornada, o objetivo central é encontrar as sete pedras do Dragão que estão espalhadas pelas ilhas, porém há diversas outras missões a cumprir que tornam a campanha muito divertida naquilo em que se propõem a fazer, portanto a história fica em segundo plano.
São cinco mapas diferentes para explorar de maneira livre, afim de cumprir as missões secundárias e principais, o menu de acesso das missões é organizado e bem intuitivo, além de apresentar a opção de seguir a missão, de modo que fica marcado aparecendo no canto inferior direito da tela, facilitando o jogador em saber quando a missão se completa.
O jogo conta também com uma sede de operações onde o jogador organiza seu grupo de aliados, ativa e reporta missões secundárias, adquire novos monstros e deixa os tesouros encontrados.
Derrotar monstros pode garantir a coleta dos mesmos, mas para isso é preciso trocá-los por recursos na base de operações com a Miss Cecily. É muito importante focar em recrutar uma boa variedade de feras companheiras, afinal elas irão ajudar nos combates mais difíceis, além de garantir habilidades únicas de cada espécie.
Também é possível enviar seus monstros para expedições que duram de 15 a 30 minutos dependendo do mapa explorado por eles, e esta é uma maneira relativamente rápida para obter recursos.
É possível acessar um modo online do jogo na base de operações depois de cumprir alguns objetivos principais, não é necessário assinar o serviço Nintendo Switch Online, basta falar com o NPC AL4N, e o jogador poderá registrar o nome da sua gangue, visualizar a de outros jogadores, além de acessar alguns mini jogos, porém não há um modo cooperativo em que dois ou mais jogadores possam interagir e explorar juntos, uma pena.
O início do jogo é lento, devido ao extenso tutorial apresentado e que de fato é crucial para entender as mecânicas e em como o jogador pode otimizar sua exploração, uma vez que diferente dos jogos principais da série, em Dragon Quest Treasures os combates não são por turnos, tornando ainda mais dinâmica a jogatina que combina perfeitamente com o objetivo central do jogo: explorar.
Cada monstro detém uma habilidade, que ajudará o jogador a atravessar algum obstáculo no mapa, seja um local mais alto para acessar ou até mesmo galopar para correr mais e chegar aos locais mais rápido.
O jogo brilha em apresentar essa variedade de exploração com ajuda de seus aliados na party, justificando assim a maneira em como o jogador irá fazer sua busca ao tesouro. Além da ajuda que os monstros dão em detectar tesouros próximos, mostrando dicas e imagens de onde está enterrado algum.
O combate se resume em ataques físico com a sua adaga e tiros com estilingue, sendo que as munições podem ser alternadas de acordo com elementos de fraqueza dos inimigos, além da munição de suporte que pode curar seus aliados durante o combate. Toda essa variedade de munições pode ser encontrada, comprada ou até mesmo feita na base de operações.
O jogo conta com um sistema de ranking para determinar sua experiência de descoberta e exploração, então para aumentar ainda mais o ranking é necessário encontrar tesouros cada vez mais valiosos, uma vez encontrados cada um dos monstros aliados podem carregar até três desses tesouros, que como dito anteriormente, deverão ser levados até a base de operações para contabilizar e armazenar.
E talvez esse ponto do jogo seja ruim, o limite de tesouro a ser carregado é pequeno e as idas e vindas da base de operação para contabilizar e esvaziar o limite e carga chega a ser um pouco irritante e estraga a fluidez da exploração.
Em contrapartida, o jogo sabe direcionar e levar o jogador a uma experiência muito divertida e agradável em um looping de gameplay de exploração muito convidativa, por vezes é natural desviar do objetivo principal que é encontrar as sete pedras do Dragão, mas de forma alguma tal desvio se torna negativo para a experiência do jogo, porque a sensação de satisfação em cumprir objetivos, mesmo que secundários, é constante.
Infelizmente Dragon Quest Treasures ainda não conta com dublagem, sequer legendas em Português BR, dificultando o acesso de mais pessoas para desfrutar de uma excelente obra baseada na série.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm