Lançado mais de oito anos após o jogo original chegar às lojas, Steamworld Heist II é ao mesmo tempo muito parecido e bastante diferente dele. Ao jogar a nova aventura, a sensação que fica é a experimentar uma versão renovada da aventura, que mistura combates por turno com o processo de saquear estruturas inimigas.
Na sequência assumimos o papel do Capitão Leeway, que se tornou conhecido não por suas habilidades, mas por ser filho de uma navegadora muito famosa. Contando com uma tripulação pequena e um submarino que surpreende por conseguir se mover, ele precisa provar que é capaz de construir uma reputação própria e salvar o Grande Mar.
Essa premissa dá as bases para uma aventura repleta de diálogos divertidos que, se não traz a história mais profunda do mundo, diverte bastante em sua duração. No entanto, o destaque realmente fica por conta de seus combates, que têm uma mistura muito interessante de simplicidade com camadas táticas bastante profundas.
Embora troque o espaço sideral por um mundo repleto de água, Steamworld Heist II mantém uma estrutura bastante parecida com a de seu antecessor. Isso significa que as fases disponíveis têm duração relativamente curta, objetivos bastante diretos e níveis diferentes de sucesso, que dependem de sua efetividade no combate e das recompensas que você conseguiu saquear.
Nesse sentido, o game lembra bastante um jogo mobile: o desejo é sempre conseguir três estrelas, e a punição por falhar nunca é maior do que ter que tentar uma fase do início. Ao mesmo tempo, não conseguir estrelas suficientes pode fazer com que você fique bloqueado de avançar em pontos mais distantes da aventura.
No entanto, isso não chega a ser um problema, já que o game traz condições de vitória mais razoáveis do que seu antecessor. Enquanto ainda há desafios realmente complicados, especialmente aqueles nos quais é preciso sobreviver a várias ondas de inimigos, as condições em geral sempre parecem justas.
O maior avanço nesse sentido é o fato de que Steamworld Heist II não é tão estrito com turnos quanto o primeiro jogo. Embora algumas fases ainda tragam esse elemento, em geral não é preciso se arriscar tanto para conseguir a vitória. Da mesma forma, a coleta de chapéus inimigos virou estritamente opcional, sem ter relação com o desempenho nas fases.
As escolhas feitas pela Thunderful Development resultaram em um game que minimiza suas frustrações. As fases são relativamente curtas, o que faz com que rejogá-las, quando necessário, não seja frustrante. Da mesma forma, o sistema de pontuações torna as coisas desafiantes o suficiente para que seja preciso bolar algumas táticas que vão além do confronto direto.
Também vale destacar o novo sistema de combates, que é enriquecido pelo level up de classes, que são atreladas aos equipamentos usados. Ao mudar entre eles, você pode misturar várias habilidades abertas anteriormente, o que serve como estímulo para a criação de personagens muito poderosos.
Para evitar que o jogador fique super poderoso, o game exige que os personagens que foram para a ação descansem após o final de uma missão antes de poderem ser reutilizados. Isso estimula a conhecer e usar todos os membros de sua equipe, além de encorajar o jogador a nem sempre usar uma equipe completa — afinal quanto mais missões ele cumprir em um dia, maiores as recompensas que ele vai poder resgatar ao descansar.
Embora demore um pouco a engatar em ritmo, Steamworld Heist II é uma bela inclusão no vasto portfólio de títulos pertencentes à série. Trazendo combates desafiadores e com uma duração equilibrada, o jogo é daqueles que funciona bem tanto em sessões curtas quanto naquelas em que há mais tempo disponível.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm