Uma das leis que mais valem para o mundo dos games é que adaptações de filmes de sucesso raramente são boas. Seja por orçamentos ou tempo de desenvolvimento limitados, produtos do tipo geralmente querem se aproveitar do ciclo de marketing para gerar um retorno rápido, independentemente da qualidade do produto final.
Desenvolvido pela Bithell Games, John Wick Hex é a exceção que prova essa regra. Criado com os mesmos personagens dos longa-metragens estrelados por Keanu Reeves, o título não tenta ser uma recriação total do que vemos nas telas, mas se aproxima bastante disso com um sistema de combate surpreendente quando se leva em consideração o material-fonte.
Se para muitos John Wick caberia perfeitamente bem em um game de ação nos moldes de um Max Payne, a Bithell Games decidiu que o gênero que mais se encaixava com o personagem era a estratégia. O resultado é um título com visão aérea no qual seus movimentos condicionam as ações de seus inimigos, em uma linha do tempo visível a qualquer momento.
É um pouco confuso entender como tudo funciona em um primeiro momento devido ao excesso de informação que o jogo apresenta logo de cara. No entanto, conforme o jogador começa a compreender como os sistemas funcionam, ele consegue reproduzir o “balé de tiros e mortes” visto nas coreografias da série cinematográfica — isso é, se ele conseguir jogar bem.
John Wick Hex usa o fato de não esconder nenhuma informação do jogador para ser brutalmente punitivo. Faça um movimento errado ou tente atacar um inimigo da maneira incorreta (cada um possui forças e fraquezas próprias) e você será punido de forma brutal. Para tornar as coisas mais complicadas, é preciso gerenciar tanto a vida de seu personagem (que vai embora rapidamente) quanto seu foco — recurso que permite rolar em segurança e ter uma vantagem sobre os inimigos.
Você também vai ter que decidir qual a melhor maneira de lidar com os oponentes: armas de fogo são uma solução fácil, mas podem adicionar um tempo que você não dispõe na timeline. Da mesma forma, seus ataques físicos podem nem sempre desabilitar totalmente um oponente, o que faz dele um problema futuro com o qual você terá que lidar rápido.
Além disso, é preciso levar em consideração que suas armas possuem munição bastante limitada — o que torna bem importante a ordem para o abatimento de inimigos, podendo oferecer novas ferramentas. Quando tudo parece perdido, também há a opção de jogar sua arma para desorientar um adversário momentaneamente — e torcer para você conseguir se armar novamente antes de tomar um tiro.
Enquanto John Wick Hex é essencialmente um jogo de estratégia, a forma direta como suas mecânicas se apresenta faz dele uma experiência bastante intensa. Em alguns momentos, tive que me lembrar que havia a opção de simplesmente parar, observar o ambiente e planejar estratégias com mais calma, tamanha a imersão e o dinamismo que o jogo oferece em seu gameplay.
Enquanto nas primeiras fases fazer tudo isso é relativamente simples — afinal, há uma quantidade generosa de recursos disponíveis —, as coisas se complicam em questão de pouco tempo. Como o game é uma experiência narrativa seguida, isso significa que são poucos os momentos em que o protagonista pausa e consegue descansar ou se recuperar.
Em outras palavras, isso significa que, se você sofreu um ferimento em uma fase e não possui recursos para se curar, vai ter que conviver com isso até encontrar um novo item de cura. Infelizmente, isso pode demorar tanto uma tela quanto dezenas delas para acontecer, o que acaba por tornar o game um pouco mais punitivo do que eu gostaria.
Confesso: não terminei John Wick Hex, e não por não gostar do jogo. Deixei a experiência de lado por ter chegado a um ponto em que, com pouca vida, era obrigado a ser “perfeito” em todos os meus passos para passar de uma fase lotada de inimigos. Isso depois de ter vencido duas batalhas contra chefes, que já haviam demandado uma quantidade generosa de tentativas.
Ao ver que não conseguiria progredir a não ser que voltasse atrás e refizesse todo meu progresso do ponto zero com uma maior maestria (para ter itens de cura o suficiente para encarar desafios futuros), decidi que havia usos melhores para o meu tempo. Eventualmente penso em retornar para o game — afinal, ele é realmente bom e tem mecânicas muito boas —, mas sinto que essa frustração poderia ser compensada por uma melhor distribuição de recursos por parte dos desenvolvedores.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm