Relato: Resident Evil 2 e o poder de um remake bem feito - Neo Fusion
Relato
Resident Evil 2
e o poder de um remake bem feito
28 de outubro de 2021

Antes de redigir o primeiro texto a respeito do início da minha saga com os jogos de Resident Evil, eu já havia começado Resident Evil 2. No caso, o remake de 2019. Saí diretamente da mansão infestada de zumbis com Jill e passei a conhecer os tão queridos pelos fãs Leon S. Kennedy e Claire Redfield.

Com pouco tempo de gameplay, eu já tinha entendido o porquê da popularidade deste título e personagens em uma das franquias mais famosas do mundo. Não somente há carisma, como também um sistema de mecânicas bem mais resolvido e dinâmico nesta produção. Meu segundo conteúdo — e descoberta — é provavelmente o meu favorito até agora.

Resident Evil 2

Resident Evil 2 situa Raccoon City no seu ápice caótico. Claire está em busca de seu irmão, Chris Redfield (um dos protagonistas do primeiro jogo) enquanto Leon, um policial novato em seu primeiro dia, inicia uma investigação para encontrar outros membros da polícia vivos e assimilar a relação da agora cidade fantasma com a Umbrella Corporation.

O título possui duas campanhas, sendo uma com cada personagem assumindo o protagonismo. Algumas cenas, acessos a cômodos e relação com outras figuras na trama mudam entre as campanhas, mas os cenários são os mesmos para cada um deles. Dessa forma, o game estimula o jogador a descobrir os dois lados da mesma história e descobrir como a narrativa acontece sob diferentes pontos de vista.

A primeira característica que chama atenção é o gráfico aprimorado do remake. Isso se estende das roupas ao design de armas. Não existe mais a famosa câmera fixa da mansão assombrada, colocando os protagonistas em terceira pessoa, com uma visão muito melhor para experienciar os eventos do jogo. Tudo isso é bem legal e só enalteceu os bons elementos que acredito terem sido aproveitados do clássico antigo.

Resident Evil 2

Também observei que este é um jogo com um melhor balanceamento entre ação e terror. Alguns momentos são muito tensos e são bem aproveitados da mesma maneira quando estamos resolvendo um puzzle específico. E por falar nos enigmas, sofri muito menos em resolvê-los aqui desta vez. Gosto bastante quando uma produção traz o aspecto intuitivo para dentro da progressão: nesse caso, me senti bem mais satisfeito quanto a isso do que no título anterior.

Não me recordo de ter passado por nenhum tipo de problema técnico durante minhas jogatinas. Cada cenário funcionava muito bem e as imagens eram bem bonitas. Ao longo de algumas horas, me apeguei e me envolvi facilmente à história e aos personagens. Por todos esses pontos e um pouquinho mais, este é um jogo bem mais a minha cara que o primeiro. Gostaria (secretamente) que houvesse um remake do remake do 1, mas talvez eu só esteja sendo exigente demais.

Resident Evil 2

Quanto ao lado negativo, talvez o meu único ponto de questionamento ao jogo seja a campanha de Claire, que me trouxe dúvidas a respeito das decisões tomadas em sua trama. Senti que o mote principal da personagem acabou sendo deixado de lado para tomar proporções muito clichês e, em momentos, até antiquada, principalmente por ser uma figura feminina. Vou me limitar a detalhes para você que está lendo e ainda não jogou. Ainda estou refletindo mais sobre isso também.

Por outro lado, o que eu posso dizer é que Claire e Leon me conquistaram bastante e, ao lado de Jill, entraram na minha lista de mais queridos (assim como a de milhões de outros fãs, imagino). Acho que este jogo é especial e a experiência foi totalmente válida. Espero zerar de novo em breve. Inclusive, aproveitando que citei a Jill, soube que no Resident Evil 3 ela volta… com o Nemesis. Isso vai ser bem interessante.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm