Quando criança, eu era simplesmente fascinado por Asterix & Obelix. Entregando a idade, tive o primeiro contato com os personagens muito antes dos filmes live action, em uma época em que a única forma de conhecê-los era através dos (até hoje caros) quadrinhos ou pelas animações em fita VHS que aluguei incontáveis vezes na locadora perto de casa.
Uma das memórias mais ricas que tenho da infância era de me divertir (sem entender muito) com uma cena de Os 12 Trabalhos de Asterix, no qual ele precisa enfrentar o grande desafio da burocracia. Precisando de um salvo-conduto, os protagonistas entram na “Casa que Enlouquece” e falam com uma série de funcionários que exigem selos, verificações e toda série de repetições que acabam com a paciência de qualquer um.
De certa forma, jogar Asterix & Obelix: Slap them All! me trouxe lembranças tanto boas quanto negativas dessa cena. Se por um lado o jogo da Microids é belamente animado e finalmente cumpre a missão de permitir “jogar os quadrinhos”, por outro lado seu gameplay é tão burocrático e repetitivo que a experiência final acabando saindo aquém do esperado.
Asterix & Obelix: Slap them All! começa de forma semelhante a qualquer outra aventura da série. Em uma pequena aldeia da Gália, a população local resiste ao avanço dos exércitos romanos graças à ajuda de uma poção misteriosa que concede grande poder e resistência para quem a bebe.
Após lidar com os problemas locais, os heróis são forçados a iniciar uma longa viagem para ajudar outras populações que estão em risco, mas não possuem formas de enfrentar os exércitos comandados por Júlio Cesar. A história serve como palco para um jogo no estilo beat ’em up no qual seu principal estilo é estapear tudo que surge pela frente — bem como sugere o título.
Tudo isso é feito em cenários lindamente desenhados e animados à mão, que garantem um estilo único. Enquanto o título é bastante convidativo à jogatina multiplayer, a aventura também pode ser encarada a um, permitindo que um único jogador alterne livremente entre Asterix e Obelix.
Cada herói possui sua própria seleção de ataques especiais, mas ambos compartilham algumas características básicas. Usando uma barra de ações especiais que se regenera quando golpes normais são aplicados, você pode agarrar adversários (medida útil para provar um bom dano em área) ou aplicar golpes mais potentes que, em muitas ocasiões, derrotam um adversário logo de cara — o popular gancho de Asterix é reproduzido com fidelidade.
Todos os cenários apresentam uma quantidade generosa de adversários, mas não é preciso se preocupar muito com eles. Enquanto os protagonistas são relativamente frágeis, não é difícil encontrar uma tática que garanta sua segurança e permita derrotar hordas inteiras sem tomar muito dano. Em meu tempo com o jogo, a tática mais bem-sucedida era me manter correndo de um canto para outro, agarrando inimigos quando necessário para evitar receber golpes por trás.
Enquanto o processo de mandar romanos, piratas e outros inimigos para a Lua é divertido, há uma sensação anticlimática na maioria das fases. Enquanto o jogo reserva alguns embates contra chefes (muitos saídos diretamente dos quadrinhos), a maioria delas termina de forma anticlimática — assim que todos os inimigos são derrotados, tudo para e você é levado para a tela de pontuação e a próxima cena sem muita cerimônia.
Asterix & Obelix: Slap them All! traz como uma de suas qualidades trazer elementos visuais bem fieis à série, mas nem sempre isso funciona a seu favor. Enquanto isso é positivo para os cenários e animações, as cenas que apresentam a história parecem ser feitas de forma mais desleixada, exibindo poucas animações e cenários genéricos.
O combate também acaba se provando um ponto fraco do título, por maior que pareça ser a variedade de comandos disponíveis em um primeiro momento. As habilidades que os personagens possuem no começo são exatamente as mesmas durante toda a aventura — isso, somado às características pouco variadas dos inimigos, contribui para uma grande sensação de repetição.
O jogo até tenta quebrar um pouco isso com fases marcadas por minigames, mas nem todas as perseguições de javalis do mundo conseguem disfarçar a pouca flexibilidade do gameplay. Não é que as coisas não funcionem, ou sejam desagradáveis, mas em um mundo no qual Streets of Rage 4 proporciona uma sensação real de progressão para o gênero beat’em up, é difícil desculpar um lançamento para consoles que não saiba aproveitar todo o seu potencial.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm