Síntese: Bleak Faith: Forsaken - Neo Fusion

Bleak Faith: Forsaken

5 de abril de 2023

Mais uma vez, trazemos ao Neo Fusion um título desenvolvido por uma equipe minúscula. Bleak Faith: Forsaken foi criado e desenvolvido por Mišo Vukčević e Mirko Stanić (não consegui confirmar o país de origem mas, pelo que consegui encontrar, são croatas), com apenas mais duas pessoas contribuindo para a parte sonora e musical. Mas, ao contrário do que se esperaria de um indie feito por duas pessoas, Bleak Faith tenta passar a impressão de um jogo grande e robusto, inspirado em nada menos do que Dark Souls.

Em bom formato Souls, ao iniciar o jogo você não faz ideia de qual é o seu objetivo ou para onde deve ir. Começamos pelados e armados apenas com um cano quebrado. A movimentação limitada do personagem nos guia em uma determinada direção e começamos a encontrar inimigos, que nos rendem algumas armas e armadura um pouco melhor, e aos poucos progredimos. Morrer nos leva ao início, mas mantemos o equipamento, então voltar até onde estávamos é um pouco mais fácil. Pelo que entendi, não há um sistema de experiência como o de Souls, então não precisamos nos preocupar tanto assim com mortes.

Bleak Faith parece ser um jogo que traça muito perigosamente a linha entre bom e ruim. É inegavelmente admirável o esforço colocado nele e como, em certas situações, completamente esquecemos de que se trata de um jogo verdadeiramente independente. Ao mesmo tempo, é também inegável que o jogo é obtuso e não ajuda jogadores a conhecê-lo. Há algumas mecânicas interessantes, como um certo ritmo para atacar que aumenta o dano e reduz a stamina gasta, mas em grande parte o combate parece um Souls menos polido. Visualmente o título é muito escuro e, no Steam Deck, não consegui achar uma configuração que o fizesse rodar muito bem, por mais que as configurações gráficas mínimas sejam muito mínimas.

Bleak Faith Forsaken com opções gráficas mínimas

Bleak Faith Forsaken com opções gráficas altas

Compare a mesma cena com configurações mínimas e altas. No mínimo, o jogo atinge 60fps mas não sustenta, e os visuais são extremamente simplificados. No alto, parece até outro jogo de tão diferente, mas os efeitos de pós-processamento deixam a imagem escura e difícil de interpretar.

Minha impressão é que o público-alvo de Bleak Faith seja os jogadores que terminaram Dark Souls e pensaram “só isso? cadê o desafio?” — acentuando algumas características de Dark Souls que são inseparáveis da obra em si e, de acordo com o ponto de vista, podem ser vistas como defeitos, como desempenho inconstante, visuais escuros, movimentação lenta, etcetera. As escadas intermináveis são ainda mais intermináveis. Esse não sou eu, que nem terminou Dark Souls e prefere os títulos posteriores como Bloodborne e Sekiro. Em Bleak Faith, admitidamente não consegui passar nem mesmo do primeiro chefe, que naturalmente causa muito dano em ataques de alcance enorme, enquanto eu preciso chegar perto para dar uma espadada fraca e sair correndo. O ponto principal é a barra de stamina, que esvazia rapidamente e demora vários segundos para começar a regenerar, me colocando muito frequentemente em uma situação de não poder atacar nem desviar.

Admito que tentar este jogo no Steam Deck é longe de ideal, não só pelo desempenho como pela dificuldade de enxergá-lo bem na tela pequena. Para os curiosos, estejam cientes de qual é a proposta do jogo. Certamente não é para todo mundo, mas me parece que existe um certo nicho de jogadores que vai absolutamente afundar nesse mundo. Por hora, Bleak Faith: Forsaken está disponível apenas para PC.

Bleak Faith Forsaken escada

I’m still in a dream…

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm