Quando o assunto é Grand Theft Auto V, acredito que não preciso me estender muito aqui para explicar seu impacto no mundo dos games. O quinto título numerado da série foi originalmente lançado em 17 de setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360 — chegando posteriormente ao PlayStation 4, Xbox One e PC em versões remasterizadas — e vendeu ao todo mais de 160 milhões de cópias, atrás apenas do colossal jogo de sobrevivência Minecraft no ranking de jogos digitais mais vendidos de todos os tempos.
É difícil definir o sucesso de GTA V em apenas um fator: em suas primeiras semanas, a quantidade exorbitante e recordista de vendas se devia à fama (ou infâmia) de uma franquia amplamente conhecida por apresentar situações sarcásticas, polêmicas e absurdas vividas na pele de um gangster. Após algum tempo, também era possível atribuir o sucesso a seu design de mundo aberto, bastante crível e reativo para a época na qual foi lançado. Mas foi Grand Theft Auto Online, versão multiplayer online constantemente atualizada com novos conteúdos, que catapultou o título para um patamar de faturamento e popularidade quase inalcançável por qualquer outro tipo de jogo.
Nos últimos dias, tive a oportunidade de testar a mais recente versão de PlayStation 5 do jogo. Logo de cara, é fácil notar como o hardware da nova geração usa um pouco de seu poderio para acelerar os tempos de carregamento do jogo graças ao armazenamento em SSD, facilitando a vida de quem está empolgado para conhecer pela primeira vez ou relembrar as loucuras de Michael, Franklin e Trevor. A espera é minimizada em até três vezes quando consideramos a transição do menu inicial (onde podemos escolher entre Modo História e Modo Online) para o mundo aberto.
A nova versão traz três opções de modos gráficos bastante competentes. O modo Fidelidade oferece 4K nativos e 30 quadros por segundo estáveis durante toda a jogatina, exibindo o que há de mais impressionante em termos de ray tracing e de técnicas de pós-processamento. Já o modo Desempenho foca em 4K escalonado com 60 quadros por segundo, trazendo uma experiência visual mais fluida em sua totalidade. Há ainda um terceiro modo denominado Desempenho RT — que, na minha opinião, oferece o melhor de dois mundos com 4K escalonado, 60 fps e ray tracing ligado.
Em comparação com a versão para PC, que permite personalizar as opções gráficas avançadas, a nova versão de GTA V ainda peca em alguns quesitos. A resolução das texturas e o detalhamento de locais mais distantes ainda parece herdar as características da geração anterior, diminuindo a quantidade de objetos para simplificar o processamento no horizonte. Já a iluminação nunca esteve melhor graças à tecnologia dos traçados de raios, portanto as bordas serrilhadas observadas em sombras de árvores, por exemplo, estão mais suavizadas.
O atrativo mais destacável, exclusivo ao console da Sony, são as features do DualSense. O controle apresenta opções de gatilhos adaptáveis para controle de veículos e uso de armas de fogo, com sensações táteis similares a jogos como Call of Duty: Vanguard e a versão definitiva de Control. O feedback háptico é um dos melhores que já experimentei em jogos third-party, podendo ser comparado a Astro’s Playroom e Returnal nas vibrações menos intensas quando interagimos com um cenário molhado, chuvoso ou arenoso.
Se você já possui a versão de PlayStation 4, Xbox One ou PC de Grand Theft Auto V, não há muitos motivos pelos quais você deveria se aventurar em gastar dinheiro e tempo nessa edição mais atualizada. As novidades são bem-vindas, mas são mais justificadas para amantes de GTA Online e para quem ainda não teve a oportunidade de conferir um dos mais icônicos jogos da década passada. De qualquer forma, após tanto anos sem me aventurar por Los Santos, foi ótimo reviver os bons momentos tacando o terror ao lado de três ótimos personagens.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm